Avançar para o conteúdo

5 Livros de Governança de Dados para Inciantes

Se você está começando a estudar o tema, confira aqui dicas de livros de Governança de Dados para turbinar os seus estudos!

E se você quiser saber quem acompanhar na redes sociais para se manter em dia com o tema, continue por aqui também.

A Governança de Dados envolve processos, metodologias, responsáveis, regras e ferramentas que visem garantir a integridade e máximo aproveitamento dos dados. Para entender melhor a definição de Governança de Dados, leia mais aqui.

Livros de Governança de Dados

DM-BOK

Esse livro é um guia de referência super completo e mundialmente seguido pelos profissionais da Gestão de Dados.

Ele foi escrito pelo Data Management Body of Knowledge e traz frameworks, ferramentas e boas práticas na áreas de Governança, Qualidade, Integração, Modelagem, Armazenamento, Ética e muito mais.

O objetivo do DM-BOK é ser mais do que um local de consulta teórica. Com o apoio de uma comunidade experiente, o livro traz práticas que realmente funcionam e são utilizadas na indústria atualmente.

O DAMA se dedica a facilitar e espalhar conceitos e práticas de gestão da informação e dados, trazendo além de publicações, treinamentos e certificações.

Veja mais sobre o livro.




Invisible Women: Exposing Data Bias in a World Designed by Men – Caroline Criado Perez

Este livro está na lista não por ser técnico, mas porque os exemplos e estudos analisados mostram a importância de se conhecer os seus dados.

Carolina fez uma pesquisa extensiva e super detalhada para mostrar que o mundo é construído para os homens porque os dados são criados, coletados, analisados e utilizados, em sua vasta maioria, por homens!

A autora traz fatos e métricas que comprovam como a falta de dados ou o desconhecimento sobre o significado, coleta ou conteúdo dos dados pode impactar análises e decisões – e, com isso, influenciar diretamente a vida das pessoas.

Através de casos reais, o livro nos mostra como não conhecer os nossos dados pode impactar diretamente não só na vida dos nossos clientes e na definição de produtos, mas também na criação de leis e em questões de saúde!

A governança de dados aparece como uma ferramenta para conhecermos nossos dados, identificar falhas e evitar desertos de dados. Governança de Dados é sobre isso, extrair o maior valor dos dados e realizar as melhores escolhas com informações de qualidade e confiáveis.

Não basta obter dados, é preciso entender suas limitações e como eles se relacionam com a vida real.

Entre no Canal do Telegram: clique aqui.

Data Quality: The Accuracy Dimension – Jack E. Olson

O autor foca na Dimensão de Qualidade de Dados Acurácia, a qual ele defende ser a mais importante. Sem acurácia, você dificilmente alcançará as demais dimensões.

Para garantir a acurácia, Olson analisa as causas por detrás do decaimento da dimensão de acurácia e traz sugestões de como reduzir problemas com ferramentas de Gestão e Governança de Dados.

Saiba mais sobre o perigo do decaimento da Dimensão de Acurácia.




Data Quality Dimensions, Measurement, Strategy, Management, and Governance – Rupa Mahanti

Este livro é muito interessante para iniciantes pois traz conceitos básicos nos capítulos iniciais.

A seguir, o livro traz o passo a passo de como medir Dimensões de Qualidade de Dados e como montar uma estratégia eficiente.

Ao final, a parte que é um grande diferencial neste livro sobre Governança de Dados, está uma lista de “ideias equivocadas” que normalmente os profissionais tem sobre um programa de Governança.

Além disso, traz tópicos que envolvem Governança com Privacidade de Dados, nível de maturidade e ferramentas úteis.

The Data Asset: How Smart Companies Govern Their Data for Business Success – Tony Fisher

Este livro é diferente dos demais porque traz casos reais para exemplificar cada tópico abordado e é mais focado na parte prática.

O livro é dividido em 4 partes. Em um primeiro momento, entendemos a importância e como criar um caso apontando a necessidade de Governança de Dados.

A seguir, passamos a avaliar a maturidade de modelos para então começar a incluir as pessoas e os processos para fomentar uma cultura de Governança. Por fim, um guia de como escolher a melhor tecnologia para o seu negócio.

5 Livros de Governança de Dados para Inciantes

  • DMBOK
  • Invisible Women – Caroline Criado Perez
  • Data Quality: The Accuracy Dimension – Jack E. Olson
  • Data Quality Dimensions, Measurement, Strategy, Management, and Governance – Rupa Mahanti
  • The Data Asset – Tony Fisher

Quem acompanhar em Governança de Dados?

Você já leu todos os livros de Governança de Dados e quer se manter atualizado mesmo assim?

Confira profissionais para acompanhar na área de Governança de Dados:




1 comentário em “5 Livros de Governança de Dados para Inciantes”

  1. Pingback: O que é Governança de Dados - Diário de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *