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Diferença entre Dados Qualitativos e Quantitativos

Entender a diferença entre dados qualitativos e quantitativos é fundamental quando pensamos em um Plano de Gestão de Dados Conscientes e na hora de desenvolvermos visualizações eficientes.

Isso acontece porque esses tipos de dados nos trazem informações representadas de formas diferentes, de modo que a maneira de interpretar, gerir e analisar esses dados é distinta.

O que são Dados Qualitativos

Uma forma que facilitar entender o que são dados qualitativos é prestar atenção no nome. “Qualitativo” te remete a quê? Para mim, as palavras “qualificação” e “qualidade” me vêm a mente.

A “qualificação” ou “qualidade”, nesse caso, refere-se a uma avaliação que, geralmente, é mais pessoal e abstrata.

Essas características não podem ser medidas em números ou em uma unidade comum, uma vez que representam sentimentos ou opiniões únicas e subjetivas. Muitas vezes utilizamos recursos descritivos ou de linguagem para expressar esse tipo de dado. São sentimentos, opiniões, sensações, atributos.

Outra questão importante para a análise de dados qualitativos é que estes podem ser dinâmicos e subjetivos.

Pense no caso de uma criança e um adulto que querem pegar um objeto em uma prateleira. Para a criança, se este objeto estiver a mais de 1,5m do chão, ela provavelmente o achará localizado em um local alto e de difícil acesso. Enquanto isso, um adulto não deverá apresentar dificuldades para pegar o objeto. Podemos aplicar a mesma lógica para uma caixa “pesada”. A definição de “pesada” será a mesma para a criança e para o adulto? E essa mesma definição será a mesma para um adulto antes e um ano depois de começar a academia?

Dados qualitativos são especialmente relevantes para entender o porquê de determinada ação do usuário, por exemplo. Quando você decide sair de uma lista de emails é comum que haja uma pesquisa sobre o porquê disso, como na imagem abaixo:

Ao responder esse tipo de questão, o responsável pelo conteúdo pode identificar problemas e rapidamente e, com isso, alterar a estratégia de emails ou contactar o prestador de serviços para resolver problemas técnicos.

Como analisar Dados Qualitativos?

Coleta de Dados Qualitativos

Normalmente, os dados qualitativos são coletados através de pesquisas qualitativas, entrevistas ou observações. Essa forma de coleta abre espaço para receber respostas mais complexas e amplas, impactando diretamente na forma com que analisaremos os dados.

É preciso muito cuidado no momento de desenhar a coleta de dados qualitativos, uma vez que a subjetividade pode complicar as análises. Reflita sobre a forma com que a coleta será conduzida e as perguntas que serão feitas.

Divisão em Categorias

Uma propriedade dos dados qualitativos é que eles podem ser divididos em categorias. Ao agrupar respostas semelhantes você consegue gerir e interpretar seus dados com mais agilidade e encontra padrões de forma mais rápida.

Um detalhe importante na hora de criar categorias é perceber se existe alguma hierarquia ou segmentação entre elas, o que permite ainda mais detalhes para serem explorados.

Por exemplo:

Imagine que usuários são convidados a avaliar uma nova página de compras online. Algumas das respostas foram:

  • “O site está muito bonito, mas demora a carregar”
  • “Não gostei do design, parece poluído e com muita informação”
  • “Gostei da quantidade de informações sobre o produto e do aspecto clean do site”
  • “Poderia ter mais detalhes sobre a origem do produto”
  • “Gostei muito, site rápido e dinâmico, conteúdo interessante em geral”
  • “Achei que havia conteúdo irrelevante no site”

Sendo assim, dados qualitativos são aqueles que não conseguimos mensurar ou medir utilizando uma unidade comum. O que podemos fazer para facilitar a análise é dividir as respostas em grupos ou categorias.

Então podemos ter:

Categoria Estética:

  • “O site está muito bonito”
  • “Não gostei do design, parece poluído”
  • “aspecto clean do site”

Categoria Performance:

  • “demora a carregar”
  • “site rápido e dinâmico”

Categoria Conteúdo:

  • “com muita informação”
  • “Gostei da quantidade de informações sobre o produto”
  • “Poderia ter mais detalhes sobre a origem do produto”
  • “conteúdo interessante em geral”
  • “conteúdo irrelevante no site”

Perceba que na Categoria Conteúdo poderíamos segmentar a análise em avaliações especificamente sobre as informações do produto ou sobre a qualidade do conteúdo no site em geral.

Resultados

A apresentação dos resultados de pesquisas utilizando dados qualitativos geralmente é feita através de relatórios e gráficos que resumem a informação obtida. Por isso é tão importante que as categorias e hierarquias sejam feitas pensando no objetivo final da pesquisa.

No caso de relatórios é interessante incluir com os grupos foram separados e a lógica por trás da divisão de categorias.

Os gráficos mais comuns utilizados para representar dados qualitativos são gráficos de barra e de pizza/torta. Tabelas também são recursos para representar dados qualitativos.

O que são Dados Quantitativos

Após entender as explicações acima, já mais fácil de entender a diferença entre dados qualitativos e quantitativos.

Diferente dos dados qualitativos, os dados quantitativos podem ser mensurados ou relacionados a números.

Sendo assim, por serem representados em números, podem ser considerados “universais” e objetivos. Também são amplamente usados para avaliações estatísticas.

Lembra do nosso exemplo da caixa? Se ela tiver 5kg, terá 5kg mesmo que uma criança ou um adulto tente segurá-la.

Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos.

Valores discretos são aqueles em que os valores possíveis são “enumeráveis”. Por exemplo, o número de dias na semana em que uma ação ocorre, a quantidade de pessoas em uma sala ou quantos chicletes você quer comprar.

Por outro lado, valores contínuos são aqueles em que existe uma possibilidade infinita de valores em uma escala contínua. Pode ser o comprimento de uma linha, o valor de renda per capta de um país ou uma temperatura.

Como analisar Dados Quantitativos

Após a coleta de dados quantitativos, é comum utilizar gráficos para conseguir um entendimento mais rápido com auxílio da visualização de dados.

É comum a utilização de histogramas para avaliar a dispersão dos resultados, por exemplo.

O uso de tabelas e agregações também é uma forma interessante de tabular os resultados.

No caso de avaliações estatísticas, incluir a análises de significância é interessante.

Diferença entre Dados Qualitativos e Quantitativos

A maior diferença entre dados qualitativos e quantitativos vem do seu objetivo final.

Dados Qualitativos buscam caracterizar, qualificar ou opinar sobre algum tópico, utilizando a forma verbal e sendo altamente subjetivos. Esse tipo de dados ajuda a entender o porquê de determinados comportamentos e escolhas, e como o entrevistado se sente em relação ao foco de estudo.

Dados Quantitativos podem ser mensurados ou classificados através de números, o que os torna objetivos e universais. A possibilidade de quantificação de valores permite comparações e análises temporais precisas.

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